Teatro Aplicado
Teatro Aplicado
ComunicArte
Teatro Aplicado
ImaginAção
Dados vários
Passeio virtual
Criando realidade
Quinhentas vozes
Teatro Aplicado é um nome que gosto para nomear aqueilo que faço, as oficinas que oriento.Técnicas e exercícios provenientes da formação do ator, dramatizações, jogos, todo um universo que provém do teatro e que "aplico" a outras esferas de atividade, a grupos de não-atores.

Temos tantas personagens que vestir, que inventar, que mostrar! E muitas vezes, nem mesmo percebemos os muitos recursos que também temos.
É quando o Teatro Aplicado surge como uma forma de aprendizagem, um sistema lúdico, um "jogo a sério", que nos leva a descobrir, combinar e desempenhar melhor nossos múltiplos papéis na vida.
Nos ajuda a criar realidade...

imagen
Também gosta da personagem Carlitos, sua expressiva ternura, sus sensibilidade à flor de pele. Uma imagem indissoluvelmente ligada à criatividade e à genialidade.

Por isso escolhi Chaplin, como referência respeitosa e respeitada, de um universo, a um tempo, lírico e cotidiano...
Charles Chaplin
Sobre Charles Chaplin,filmografía, su vida, música.Página en español.
imagen
Teatro Aplicado...Isso existe?
O objetivo é desenvolver habilidades como: espontaneidade, imaginação, observação, relacionamento social, contribuindo a modificar atitudes pessoais e comportamentos e a aumentar nossa competência comunicativa.
Na Vida como na Arte!
Como?

Através de técnicas, exercícios e jogos que, em sua maioria, provém do teatro e da formação do ator, e nos auxiliam de uma forma lúdica a perceber nossos pontos fracos e fortes, a "ver" o outro e a nos deixar olhar, aproveitar ao máximo aqueles recursos expressivos que todos temos, mas que muitas vezes desconhecemos.
Todos somos capazes de atuar, mesmo que não seja num palco.

Para quê?

- Para adquirir segurança, através do controle da respiração e do relaxamento corporal.
- Para aumentar nossa capacidade de comunicação e nosso poder de persuasão.
- Para (re) conhecer nossa imagem em face aos necessários contatos com público.
- Para nos divertirmos que ninguém é de ferro!
imagen
Oficinas de Teatro Aplicado

Todos somos capazes de atuar, ainda que o objetivo não seja o espetáculo. A criança, livre ainda, se movimenta entre o espaço privado e o público, entre corpo e cabeça, entre conhecido e desconhecido com uma soltura e uma descontração, tão sem medo ao ridículo, de "não agradar", que nós, adultos, invejamos.E é assim que aprende, descobre inventa.
O jogo dramático revela-se como a grande possibilidade de transcender a rotina, os limites e amarras do cotidiano. A sua finalidade é resgatar e reunir novamente o adulto-preso e a criança-livre que há dentro de todos nós.
E isso tudo tem muito pouco a ver com "talento"... O que chamamos de talento talvez seja apenas uma maior capacidade de experienciar, de se envolver e penetrar no ambiente em todos os seus níveis: físico, intelectual e intuitivo.
Desde este ponto de vista, é no aumento desta capacidade individual que a infinita potencialidade de uma personalidade pode vir à superfície. Desses três níveis, normalmente, o intuitivo, o criativo - vital para a aprendizagem e o desenvolvimento de competências - é negligenciado, uma vez que a intuição é tida como um dom, uma força mística, que pertence apenas a um grupo de privilegiados. No entanto, quem de nós não teve momentos em que a resposta certa simplesmente surgiu "do nada"? Em que fizemos a coisa mais adequada sem pensar?
O intuitivo só pode responder no imediato - no aqui e agora,na improvisação, no momento de espontaneidade, que é quando estamos livres para atuar e nos interrelacionarmos com o mundo e os outros.
Esta é a proposta desta Oficina de Teatro Aplicado, tornar técnicas teatrais e jogos dramáticos tão intuitivos que possam ser descobertos, combinados, aplicados pelos participantes, liberando a sua capacidade criadora, seu pessoal, único e múltiple modo de expressão.

Lota Moncada
imagen
APLICABILIDADE
DESEMPREGO

Projetos apontam para a população de baixa renda desempregada, visando ao fortalecimento da esperança e o resgate de sua auto-estima, para que possam enfrentar com sucesso o processo seletivo.
Uma vertente possível, é o que pode ser feito com a população de rua da cidade. Descobre-se que sob aquela figura frágil e desamparada existe ainda um ser capaz de lutar, se receber uma mão.
Descobre-se que na rua há até portadores de diploma superior, que, desestruturados, não conseguem mais se resgatar: é onde atua o teatro espontâneo, favorecendo a
reconstrução das histórias de vida, a descoberta de novos interesses e possibilidades pessoais- é o homem desacreditado que recomeça a se dar importância, por se sentir ouvido.
É possível também, trabalhar a população de rua de locais públicos através de pequenas intervenções de teatro improvisacional, promovendo o humor e a leveza de vida, como remédios preventivos da cidade e seus rígidos padrões de stress.
imagen
SAÚDE

Uma área fundamental, a da saúde, onde temos a medicina preventiva , dentro da qual podem se desenvolver Oficinas de Prevenção de Stress, que procuram sensibilizar o grupo quanto às causas, possibilidade de prevenção e tratamento, despertando sua criatividade.
Também as oficinas de transtornos alimentares com Jogos Dramáticos têm apresentado resultados importantes: o Teatro Aplicado permite que se estabeleça o ponto de conexão entre a desordem de origem alimentar e suas verdadeiras causas sabotadoras da auto-estima e de sua relação com a imagem. É o indivíduo que se torna agente de seu diagnóstico possibilitando e favorecendo qualquer outra medida terapêutica e a fluência na relação médico-paciente

imagen
VIOLÊNCIA

O Teatro Aplicado também pode atuar no campo da violência doméstica, presente nas mais diversas classes sociais, por entender ser a família o foco transmissor de valores para a realidade social: as vítimas de hoje tendem a ampliar a agressão sofrida num futuro próximo. Através do jogo teatral, da canalização da energia, do descobrimento de habilidades e da possibilidade de "refazer" uma situação, a carga de violência se vê diminuída e/ou reaproveitada.

imagen
HOSPITAIS

Em hospitais, clínicas e centros de saúde, sua aplicabilidade é enorme, facilitando a relação entre as equipes de trabalho, uma melhor avaliação dos papéis, e otimizando a função interdisciplinar e o reconhecimento de sua importância.
Também têm sido realizados cursos de aperfeiçoamento de profissionais da saúde envolvidos no atendimento à família e no atendimento grupal.

imagen
TURISMO

Na área de turismo (hotelaria, gastronomia, eventos, etc), o Teatro Aplicado pode ser usado para ativar /desenvolver papéis e capacitar jovens a trabalhar como garçons, camareiras, contínuos, mensageiros, etc. São criadas situações reais de aprendizagem para o treinamento do papel profissional.
imagen
EDUCAÇÃO

No ensino fundamental os grupos de Teatro Aplicado têm sido utilizados para identificar razões e graus de agressividade presentes no grupo, além de revelar a capacidade de se lidar com realidade e a fantasia.
Os professores de educação infantil podem também trabalhar através do teatro e dos jogos teatrais, ampliando e enriquecendo as possibilidades metodológicas do ensino, da expressão e comunicação, desenvolvendo a criatividade e a humanização da relação professor/aluno.

O Teatro Aplicado na sala de aula também tem trabalhado as relações entre adolescentes e seus grupos, evidenciando relações de exclusão e rejeição, identificando diferentes papéis existentes no grupo, propondo a transformação da sala de aula num espaço de relação afetiva entre aluno, professor e colegas.
imagen
SOBRE A CRIATIVIDADE
"Criar é saber explorar o próprio potencial humano, o que se traduz numa intensificação do ato de viver. Está presente, não apenas na arte, mas em todas as atividades humanas.
A causa principal da criatividade parece ser a mesma tendência que descubrimos, em nível profundo, como a força curativa da psicoterapia: a tendência do homem para se realizar, a transformar-se em suas potencialidades." Carl Rogers
Carl Rogers
Link
imagen
Teorias da personalidade
Livro do psiquiatra alemão George Boeree sobre teorias da personalidade emn: Fromm, Freud, Jung, Adler, Karen Horney,Skinner, entre outros.Espanhol e inglês.
imagen
imagen
"Entre as cinco necessidades específicas que se originam nas condições da existência humana, está a necessidade de trascendência, que se refere à necessidade humana de superar sua natureza animal, de se tornar um criador, em vez de ser apenas uma criatura." Erich Fromm

imagen
"Uma pedagogia adequada aos nossos ideais tem que estar fundamentada no ato criativo. Uma técnica do ato criativo, uma arte da espontaneidade, tem que se desenvolver de modo a habilitar o homem a criar continuamente." J. Moreno
Jacob L. Moreno
Link para Wikipedia
"Um encontro de dois: olho no olho, face a face e quando estiveres perto, arrancarei teus olhos e os colocarei no lugar dos meus;
e tu arrancarás meus olhos e os colocarás no lugar dos teus.
Então, olhar-te-ei com teus olhos e tu me olharás com os meus."
imagen
"A imaginação é a extrapolação da mente. É a capacidade de "sonhar sonhos e ter visões". É soltar as amarras do navio na esperança de encontrar outros portos na vastidão do mar."
Parrafo
Rollo May
Sobre o psicólogo da fenomenologia-existencialista, em inglês.
imagen
"Criar e viver se interligam."
Fayga Ostrower
Link
imagen
Parrafo
imagen
"As obras criativas produzem seus frutos: é uma continuação ou um substituto do que foi o brincar infantil." Freud
Freud
Freud e a psicanálise, em espanhol.
imagen
"O valor das idéias criativas está em que elas ajudam a abrir "conexões", até então ininteligíveis de vários fatos, permitindo que o homem penetre mais profundamente no mistério da vida."
Parrafo
C.G, Jung
Link
imagen
CONTINUARÁ...